Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

BrOffice.org Zine

image

Bom a dica de hoje vai para a Revista BrOffice.org Zine, ela é a revista eletronica do BrOffice. Com periocidade mensal, ela traz noticias, tutoriais, dicas, anúncios, entrevistas e tudo o que envolve o BrOffice.org, OpenOffice.org internacional e ODF.

Se você quer colaborar entre em contato através do endereço zine@broffice.org e envie sua: crítica, dúvida, sugestão e ou elogio.

O link http://wiki.openoffice.org.br/wiki/Zine/Edicoes e baixe todas as edições publicadas da BrOffice.org Zine.

Até mais……

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Jeito Engenheiro

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Livros Online é no O’Reillys

image

A dica de hoje é para o site http://docstore.mik.ua/orelly/ do grupo O’Reillys, neste site você encontra diversões eBooks  sobre Java, Linux, Perl, Python, Unix, Pl/Sql entre outros.

Para conferir acesse o link http://docstore.mik.ua/orelly/

Mobile Education: Dell Latitude 2100

image O Dell Latitude 2100 é um  netbook construido para ser utilizado em escolas, com formato de lancheira. Com varias opções de cores o Dell Latitude 2100 vem com tem tela de 10,1 polegadas com resolução de 1024 por 576 pixels, processador Atom N270, 1 GB de memória RAM e opções de SSD de 16 GB ou HD de 250 GB, Wi-Fi, tela sensível ao toque, peso de 1.3 kilos, bateria de 3.5 horas de duração e um curioso teclado antimicrobiano.

Veja abaixo video promocional demonstrando o Dell Latitude 2100 em sala de aulas.

Fontes: YouTube

Delphi Meeting 2009

image

A Embarcadero estará promovendo nos dias 27/05 à 10/06 o Delphi Meeting nas principais cidades do Brasil, começando por Campinas, passando por Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Vitória, São Paulo, Goiânia e terminando em Natal, onde o objetivo é reunir os desenvolvedores Delphi e apresentar as novidades do Delphi 2009.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando em Delphi Meeting 2009.

Fonte: Embarcadero

terça-feira, 19 de maio de 2009

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bot para o Google Talk

Bom acho que ja é de conhecimento de muitos mas para os que não conhecem segue a dica. Para os usuários que utilizam o GoogleTalk no seu dia a dia, podem usar um recurso bem interessante da ferramenta, onde este recurso permite que o usuário consiga escrever uma frase como se estivesse conversando com um amigo e a resposta vem no formato da lingua que ele está usando, ou seja,  a lingua do contato adicionado.

Eu fiz um teste com os contatos: en2pt@bot.talk.google.com e pt2en@bot.talk.google.com e os resultados foram bem interessantes vejam as imagens abaixo.

Traduzindo de Portugues para Ingles:

image

Traduzindo de Ingles para Portugues:

image

Entre os bots já disponíveis estão:

Arabic – English

ar2en

en2ar

Bulgarian - English bg2en en2bg
Czech - English cs2en

en2cs

Danish - English da2en en2da
German - English de2en en2de
German - French

de2fr

fr2de
Greek - English el2en

en2el

Spanish - English

es2en

en2es

Finnish - English fi2en en2fi
French - English

fr2en

en2fr

Portuguese - English

pt2en

en2pt

Entre outros…….

Fontes: http://googletalk.blogspot.com/

Novidades do Google para 2009 no Brasil

image Para as empresas que utilizam os aplicativos Google Apps - ou para as que pretendem usar - três novidades devem chegar ao Brasil ainda neste ano. Na última terça-feira (12), em palestra na FIESP, José Nilo Cruz Martins, diretor de enterprise da Google, falou sobre algumas ferramentas ainda em fase de teste no país. Confira:

Tradução
A ferramenta de tradução presente no site de busca Google em breve estará disponível também para o programa de e-mails Gmail. No menu deste serviço – que estará exposto logo acima do e-mail recebido – será possível escolher a língua que for mais conveniente ao usuário e solicitar, com um clique, a tradução de toda mensagem.

Vídeo conferência
No Google Talk, além dos diálogos escritos e falados, já é possível conversar via vídeo, por meio de uma webcam. Só que hoje isso é limitado à conversa entre duas pessoas. A novidade é que em breve será permitido a um grupo com várias pessoas conversarem entre si desta forma.

Macros
Quem sofre ao lidar com tabelas mais complexas no Google Spreadsheets, editor de planilhas do Google Docs, poderá utilizar o sistema de macros - que permite alterar de uma só vez várias tabelas ao mesmo tempo, por exemplo - ainda neste ano. Além disso, também será possível fazer o upload de tabelas do Microsoft Excel que contenham essa funcionalidade.

Street View
O Google Street View não faz parte do Google Apps, mas também tem novidades para os brasileiros. Imagens das ruas do Brasil vão estar disponíveis na internet, assim como já acontece em algumas localidades dos Estados Unidos, Austrália e Itália, entre outros países. Com esse aplicativo é possível ver as pessoas, carros e lojas, como se o internauta estivesse caminhando no local.

Vale lembrar que ainda não há data definida para o lançamento das inovações no mercado. Também não foi definido quais delas estarão disponíveis para o pacote gratuito do aplicativo, o Standard.

Sobre o Google Apps
Google Apps é um serviço do Google para uso de domínios de diversos produtos oferecidos pela rede Google. Este serviço apresenta muitas aplicações para Internet com funcionamento similar aos tradicionais Progamas para Escritório, incluindo: Gmail, Google Agenda, Talk, Docs e Sites.

Há duas versões do Google Apps, a Standard, gratuita e com limitações, e a Premium, com suporte e itens adicionais, cuja taxa anual varia de US$ 74 a US$ 80 por conta.

Quer saber mais sobre o Google Apps acesse: www.google.com/apps.

Fontes: Globo, Google Apps

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Intel, Novell impulsionando Moblin netbook SO

Intel e Novell anunciram na quinta-feira um acordo para impulsionar o Moblin, a plataforma Linux de código aberto projetado para trabalhar com o chip Atom. A Intel inventou o Moblin e, em seguida, entregou-o para a comunidade open source.
Entre os detalhes do plano:

  • Novell irá criar um produto à base de Moblin para netbooks;
  • Novell vai criar um laboratório aberto de Taiwan para impulsionar a adoção do Moblin;
  • Intel e Taiwan Moblin Enabling Center irrão validar modelos de Moblin.

Intel Moblin começou em 2007 e, em seguida, entregou-o para a Linux Foundation. Novell tem contribuído,com a gestão do código.

Veja resumo da arquitetura:

image

Fontes ZdNet

Oracle quer investir no SPARC, quer ser como a Apple e a Cisco

image

Bom achei interessante traduzir o texto, pois, acredito que muita gente está pensando no que a Oracle irá fazer com a Sun e com seus produtos.

Segue abaixo post publicado no site Osnews.

Desde a notícia que saiu Oracle comprou Sun Microsystems, um grande ponto de interrogação foi paira sobre os negócios do Sun SPARC. Oracle iria matá-lo? Vendê-la? Ou será que realmente irão investir na criação de hardware + software, como a Apple e a Cisco? O CEO da Oracle deu a resposta. E sim, isso é uma nova categoria ícone lá em cima.
Em um SEC ontem, bem como durante uma conversa com a Reuters, o CEO da Oracle Larry Ellison explicou que ele quer que a Oracle se torne como é a Cisco e a Apple. "Estamos definitivamente não iremos sair do negócio de hardware", disse Ellison, "[A Apple e a Cisco] aprecio muito porque eles fazem um bom trabalho de projetar seu hardware e software para trabalhar em conjunto."


Ele também disse que a Oracle vai manter a arquitetura SPARC, que só pode ser visto como uma vitória para nós entusiastas. "Uma vez que nós próprios Sun vamos aumentar o investimento em SPARC. Pensamos projetar nossos próprios chips é muito, muito importante", disse Ellison, "Agora, chips SPARC fazer algumas coisas melhor do que chips Intel e vice-versa. Por exemplo, SPARC é muito mais eficiente em energia do que Intel que ao mesmo tempo oferece o mesmo desempenho em uma base por sockt. Máquinas SPARC são muito mais barato do que máquinas que rodam Intel. "


Ele explicou ainda:

Nós queremos trabalhar com a Fujitsu para conceber os recursos avançados para o microprocessador SPARC destinadas a melhorar o desempenho de dados Oracle. Na minha opinião, isto permitirá SPARC Solaris em sistema abertos mainframes e servidores a desafiar a posição dominante da IBM no centro de dados. A Sun foi muito bem sucedida por um tempo muito longo vendendo sistemas de computadores baseados no chip SPARC e do sistema operacional Solaris. Agora, com o poder da acrescentado a integração com software Oracle, pensamos que pode ser novamente.


Mesmo que estas são apenas palavras, que deverá tranquilizar SPARC entusiastas e clientes. Só o tempo dirá, contudo, o quanto estas palavras que vale a pena.

Fontes: Reuters e Osnews

Windows 7: Problemas na atualização a caminho

image

“Apertem os cintos. Pode haver adiante mais noites turbulentas no departamento de TI. Quando os caras da tecnologia da informação descobrirem quão doloroso pode ser fazer o upgrade de seus PCs atuais para o Windows 7 da Microsoft — o sucessor do tão malfadado Windows Vista —, podem sentir-se tentados a mudar para o Linux ou para o Mac OS X”, diz Philip Elmer-DeWitt em artigo publicado no site da revista Fortune.

Segundo ele, a conclusão é de especialistas do Channel Web, publicação voltada mais para profissionais de TI do que para o típico usuário de Mac.

Elmer-DeWitt cita o seguinte trecho do artigo em que o Channel Web analisa o procedimento de upgrade do Windows para a nova versão 7:

Tanto em hardware novo quanto em máquinas que acabaram de sofrer upgrade para o Vista, o Windows 7 chegou ao mundo parecendo um campeão. (…) Mas, numa análise mais próxima, parece que o Windows 7 pode na verdade ser para as empresas um desafio ainda maior do que jamais foi o Vista. O procedimento de upgrade a partir do Windows XP — que ainda é a versão predominante nas empresas — pode ser graciosamente descrito como ‘feio’.

Parte do problema, comenta Elmer-DeWitt, é que não se pode instalar o Windows 7 a partir do XP. Ao invés, é preciso fazer primeiro um upgrade para o Vista SP1 e somente então tentar a instalação do Windows 7 — processo que o Channel Web descobriu não ser trivial.

Dentre as conclusões mais atemorizantes do Channel Web, Elmer-DeWitt destaca as seguintes:

  • “Embora a Microsoft tenha assegurado ao mundo que, se o hardware funciona com o Windows Vista, funcionará com o Windows 7, a realidade é que essa é uma afirmação enganosa”;
  • “Perdemos a conta do número de vezes em que vimos a tela azul da morte em nossa Cental de Testes durante o processo de avaliação do Windows 7″;
  • “Tentamos fazer o upgrade em um Acer TravelMate, mas fomos impedidos por incompatibilidades com drivers Bluetooth”;
  • “Em uma série de ThinkPads T43 de 3 anos e meio, um processador de segurança da IBM recusou-se a permitir que o laptop inicializasse com o Windows 7. Tivemos que desmontar alguns velhos desktops de quatro anos… para adicionar memória e conseguir apenas uma imagem do sistema”;
  • “Ao longo do cenário XP-Vista-Windows 7 a Microsoft estimulou um ecossistema que agora ostenta a herança de uma legião de drivers incompatíveis, dispositivos não suportados, aplicações não suportadas, dados não suportados, correções, atualizações, upgrades, ‘problemas conhecidos’ e ‘problemas desconhecidos’”.

Conclusões do ChannelWeb destacadas por Elmer-DeWitt:

Às vezes esses problemas podem ser reputados como inconsequentes ou simplesmente típicos de versões beta durante o processo de upgrade. Mas, tomados em conjunto, eles aparecem todos de uma vez após a bagunça do upgrade XP-Vista da Microsoft e durante o pior declínio econômico em gerações. (…)

Um provedor de soluções agora pode esperar perder várias horas, pagas ou não, lidando com todo tormento extra de ter que atravessar o campo minado de três ambientes operacionais da Microsoft usados concorrentemente.

Ou pode optar por dar uma chance ao Linux ou ao Mac OS X. Não é uma idéia tão maluca quanto pode ter sido anos atrás.

Fontes:

http://apple20.blogs.fortune.cnn.com/2009/02/25/windows-7-trouble-on-the-upgrade-path/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Música Tema de CSI Las Vegas

Who are you

segunda-feira, 4 de maio de 2009

II Encontro de Usuários BrOffice.org São Paulo

Eebroo Nessa semana a partir dos dias 7 e 8 de Maio acontecerá pelo segundo ano consecutivo, o Encontro Estadual de Usuários do BrOffice.org. Neste ano a cidade de Osasco convidou e ofereceu infra estrutura e apoio para a realização do evento. A Prefeitura Municipal de Osasco através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão Digital e seu Programa Osasco Digital e, Secretaria de Educação, serão os nossos colaboradores na realização do II EeBrO.

Estão sendo convidados para o evento representantes do povo de várias cidades do estado de São Paulo, coordenadores de Telecentros, professores que atuam na cidade de Osasco, coordenadores pedagógicos e a comunidade local.

As palestras terão como tema principal o BrOffice.org – recursos do pacote, o trabalho da comunidade brasileira desenvolvendo soluções para o projeto mundial, casos de sucesso em empresas públicas e privadas, seu alinhamento com o formato ODF, a função social do BrOffice.org como veiculo de Inclusão Social/Digital, divulgação das ações do projeto alinhadas às politicas públicas e privadas relativas ao Software Livre e, o BrOffice.org como marca, comunidade e Oscip.

Inscrições podem ser feitas no site:

http://www.rau-tu.unicamp.br/dform/gera.php?form=2ebro

Mas informações sobre o evento acesse:

 http://www.broffice.org/gubro-sp/encontro

Sobre o evento

Data: 07 e 08 de Maio de 2009
Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco
Avenida Marechal Rondon, 263 - Centro - Osasco