Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Windows 7: Problemas na atualização a caminho

image

“Apertem os cintos. Pode haver adiante mais noites turbulentas no departamento de TI. Quando os caras da tecnologia da informação descobrirem quão doloroso pode ser fazer o upgrade de seus PCs atuais para o Windows 7 da Microsoft — o sucessor do tão malfadado Windows Vista —, podem sentir-se tentados a mudar para o Linux ou para o Mac OS X”, diz Philip Elmer-DeWitt em artigo publicado no site da revista Fortune.

Segundo ele, a conclusão é de especialistas do Channel Web, publicação voltada mais para profissionais de TI do que para o típico usuário de Mac.

Elmer-DeWitt cita o seguinte trecho do artigo em que o Channel Web analisa o procedimento de upgrade do Windows para a nova versão 7:

Tanto em hardware novo quanto em máquinas que acabaram de sofrer upgrade para o Vista, o Windows 7 chegou ao mundo parecendo um campeão. (…) Mas, numa análise mais próxima, parece que o Windows 7 pode na verdade ser para as empresas um desafio ainda maior do que jamais foi o Vista. O procedimento de upgrade a partir do Windows XP — que ainda é a versão predominante nas empresas — pode ser graciosamente descrito como ‘feio’.

Parte do problema, comenta Elmer-DeWitt, é que não se pode instalar o Windows 7 a partir do XP. Ao invés, é preciso fazer primeiro um upgrade para o Vista SP1 e somente então tentar a instalação do Windows 7 — processo que o Channel Web descobriu não ser trivial.

Dentre as conclusões mais atemorizantes do Channel Web, Elmer-DeWitt destaca as seguintes:

  • “Embora a Microsoft tenha assegurado ao mundo que, se o hardware funciona com o Windows Vista, funcionará com o Windows 7, a realidade é que essa é uma afirmação enganosa”;
  • “Perdemos a conta do número de vezes em que vimos a tela azul da morte em nossa Cental de Testes durante o processo de avaliação do Windows 7″;
  • “Tentamos fazer o upgrade em um Acer TravelMate, mas fomos impedidos por incompatibilidades com drivers Bluetooth”;
  • “Em uma série de ThinkPads T43 de 3 anos e meio, um processador de segurança da IBM recusou-se a permitir que o laptop inicializasse com o Windows 7. Tivemos que desmontar alguns velhos desktops de quatro anos… para adicionar memória e conseguir apenas uma imagem do sistema”;
  • “Ao longo do cenário XP-Vista-Windows 7 a Microsoft estimulou um ecossistema que agora ostenta a herança de uma legião de drivers incompatíveis, dispositivos não suportados, aplicações não suportadas, dados não suportados, correções, atualizações, upgrades, ‘problemas conhecidos’ e ‘problemas desconhecidos’”.

Conclusões do ChannelWeb destacadas por Elmer-DeWitt:

Às vezes esses problemas podem ser reputados como inconsequentes ou simplesmente típicos de versões beta durante o processo de upgrade. Mas, tomados em conjunto, eles aparecem todos de uma vez após a bagunça do upgrade XP-Vista da Microsoft e durante o pior declínio econômico em gerações. (…)

Um provedor de soluções agora pode esperar perder várias horas, pagas ou não, lidando com todo tormento extra de ter que atravessar o campo minado de três ambientes operacionais da Microsoft usados concorrentemente.

Ou pode optar por dar uma chance ao Linux ou ao Mac OS X. Não é uma idéia tão maluca quanto pode ter sido anos atrás.

Fontes:

http://apple20.blogs.fortune.cnn.com/2009/02/25/windows-7-trouble-on-the-upgrade-path/

Nenhum comentário:

Postar um comentário