Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mudando o Visual do Lazarus

Oi Pessoal

No dia-a-dia eu trabalho com Delphi. Em casa, só uso Linux. Então, resolvi instalar e testar o Lazarus. Como estou usando o Ubuntu 9.04, usei os arquivos .deb disponíveis no repositório. Depois de instalado, fui executar o Lazarus e me deparo com um menu com letras enormes gigantes e horríveis. Como todo bom usuário abri o Firefox e perguntei para o grande amigo de todos, o Google, como configurar o Lazarus para alterar o tamanho dos fontes dos menus. Não achei nada, mas nada mesmo.

No Wiki do Lazarus encontrei uma nota informando que ele é instalado com interface default baseada no Gtk 1.2. Como uso o Gnome 2.26, o menu fica todo zoado.

E depois de muita procura e fuçar na IDE do Lazarus, eis que encontro a solução. Resolvi postar no blog para ficar registrado.

Vamos lá:

  • No menu Tools clique em Configure Build Lazarus
  • Marque a opção Build IDE with Packages
  • No ComboBox da direita ao lado de IDE escolha a opção gtk 2 (beta)
  • Clique no botão Build e aguarde a compilação
  • Depois de compilar, a IDE vai fechar e abrir automaticamente com o novo visual baseado no gtk2.

Bom pessoal, espero que essa dica ajude... Abaixo segue screen do Lazarus instalado no meu note....

clip_image002

Até mais

Um comentário:

  1. Olá Ricardo.

    Parabéns pelo seu blog.

    Estou lhe escrevendo para lhe propor uma parceria, uma troca de links, ou seja, eu coloco o link do seu blog na minha lista de amigos e você pode fazer o mesmo.

    O meu blog é Dicas sobre BrOffice.Org - www.brofficeparaleigos.blogspot.com

    Boa semana.

    ResponderExcluir