Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fazendo backup e restaurando a MBR (Master Boot Record)

Para fazer um backup da MBR basta executar o comando abaixo no terminal:

   # dd if=/dev/hda of=/home/usuario/mbr.backup bs=1k count=512

Após executar o comando acima será criado um arquivo com nome mbr.backup no diretório do usuário este caminho poderia ser qualquer outro.
Agora para restaurar a MBR basta executar o comando abaixo no terminal que a MBR será restaurada:

   # dd if=/home/usuario/mbr.backup of=/dev/hda

Neste caso o conteudo do arquivo mbr.backup será gravado em /dev/hda.

Agora basta reiniciar a máquina que seu gerenciador de boot estará funcionando normalmente.

Obs: Vale lembrar que se a MBR da sua máquina foi corrompida, você deverá usar um CD, DVD ou mesmo um LiveCD de uma distribuição Linux para dar boot na máquina e conseguir ter acesso ao diretório /home/usuario/  ou o local onde se encontra o backup da sua MBR.

No caso do Grub você pode usar o CD, DVD da sua distribuição e reinstalar o gerenciador de boot quando estiver dando boot em modo rescue.

Para saber mais sobre o Grub leia o artigo GRUB em Ricardo Correia….

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Steve Ballmer diz que Linux é mais competitivo que Apple

Durante um discurso para os investidores, Steve Ballmer mostrou que depois da pirataria o Linux é uma ameaça maior à Microsoft do que Apple. Para ver o post original acesse OSNews…..

VMware faz anúncio sobre Computação nas Nuvens

A empresa de virtualização VMware, fez um anúncio falando sobre sua estratégia para computação nas nuvens, chamado de “vCloud”. Para saber mais acesse a coluna do Dan Kusnetzky no site www.zdnet.com ou o link do post…….

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dell Lança Inspirion Mini 10"

Dell acaba de lançar o Dell Inspirion Mini 10", e estará à venda a partir de 26 de Fevereiro. O Inspirion Mini 10" tem um visor de 10,1 polegadas e um touchpad que suporta gestos multitouch. O aparelho também vem com uma porta HDMI, 160GB de disco rigido, seis cores: preto, branco, vermelho, rosa, azul e verde, sintonizador de televisão integrado, WWAN 3G / GPS, e uma CPU Atom Z530.
Fonte OSNews..........

Karmic Koala Ubuntu 9.10

Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu Este é o codinome oficial da nova versão do Ubuntu 9.10 que será lançado em Outubro. Uma das novidades dessa versão é o foco é computação nas nuvens onde a Canonical irá apoiar o código aberto Amazon EC2 APIs, permitindo aos utilizadores criar as suas próprias nuvem.
Ver anúncio.....
Fontes OSNews.......

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Moblin Day

moblin Bom, no dia 12/02/2009 aconteceu em São Paulo o Moblin Day, um evento focado em soluções Moblin para o mercado de MIDs e plataformas portáteis em geral, com acesso à internet, onde, foram mostradas novidades para o segmento de dispositivos móveis e as tendências de mercado.

Também foi revelado o vencedor do concurso YourMove promovido pela Intel e parte do Moblin, um projeto de código aberto, baseado no Kernel Linux, que envolve desenvolvedores do mundo todo, patrocinado pela Intel e com a participação da comunidade open source e diversas empresas de hardware e software, como Ubuntu,  Xandros, Linpus, Novell, gOS e Mandriva.

Para ver os videos das apresentações  acesse o link Moblin Day……… e para saber mais sobre o Moblin  acesse o link moblin.org……………….

O que é Dropbox?

dropboxII Bom o que é Dropbox? Dropbox é a maneira mais fácil de compartilhar e armazenar seus arquivos online, ou seja, pessoas que utilizam várias maquinas e também SO diferentes e querem manter seus documentos e arquivos disponíveis sem precisar carregar PenDrive ou algum HD Externo Dropbox é a solução.

Você pode perguntar mas como isso é feito? O Dropbox é um programa que usa o conceito de Computação nas Nuvens(cloud computing), que é um modelo de computação em que os dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. No caso do Dropbox o disco virtual oferece 2GB de espaço e também tem a opção de upgrade para 50GB que custa US$ 9,99 por mês.

Com o Dropbox você pode sincronizar seus arquivos automaticamente para seu computador, na web e em todo lugar que você estiver, independente de plataforma, ou seja, se você alterar um arquivo que esteja no diretório MyDropbox, as alterações são efetivadas automaticamente no servidor web do Dropbox e nas maquinas em que você estiver com o Dropbox instalado.

dropbox-sincroniza

Você também poderá verificar as revisões das alterações dos seus arquivos disponíveis no diretório MyDropbox, tanto pela web como mostra a figura abaixo como no próprio PC, compartilhar seus arquivos com seus amigos.

dropbox-revisao

Para saber mais sobre Dropbox, acesse www.getdropbox.com, lá você terá acesso ao tour de demonstração de utilização do programa, e também outros recursos disponíveis……

Até mais…..

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Windows 7 ou KDE 4

Bom pessoal, este é o título que o pessoal da ZDNET Australia deu para um teste cego realizado nas ruas de Sydney na Australia. Eles sairam para as ruas com um notebook, instalado com uma distribuição Linux, com o novo KDE4 e perguntavam para as pessoas o que elas achavam do novo visual do Windows 7, confira o vídeo.

Para saber mais e ver a matéria completa com comentários acesse o site ZDNET………

Instalando Oracle XE no Ubuntu ou Debian

Bom, neste post irei falar sobre como instalar o Oracle XE, no Ubuntu ou em distribuições baseadas no Debian.

A instalação pode ser feita de duas formas, uma delas é baixando o arquivo .deb diretamento do link Oracle Express Edition e executar o mesmo no prompt de comando com o seguinte comando:

sudo dpkg –i oracle-xe_10.2.0.1-1.0_i386.deb

Mas também podemos usar os recurso do apt-get, para baixar e instalar automáticamente o Oracle Express Edition, onde para conseguirmos este recurso termos que adicionar no arquivo /etc/apt/source.list  a seguinte linha:

deb http://oss.oracle.com/debian unstable main non-free

Após ter adiconado a linha acima, ainda no prompt de comando digite o comando abaixo para baixar a chave de autenticação do reposítorio Web:

sudo wget http://oss.oracle.com/el4/RPM-GPG-KEY-oracle -O- | sudo apt-key add

Ainda no prompt de comando executar os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install oracle-xe

Após termos instalado o Oracle por uma das duas opções acima, executar o comando abaixo para poder configurar o Oracle no seu S.O.:

/etc/init.d/oracle-xe configure

Nesta fase irá aparecer no prompt de comando informações de configuração de ambiente, onde você ira passar, as portas de comunicação, listener, senha do sys e system, etc.

Após terminar a configuração do Oracle, você poderá acessar seu banco de dados pelo Firefox ou Browser preferido através do endereço http://127.0.0.1:8080/apex,  SQLDeveloper,  ou mesmo através do sqlplus que fica localizado no menu de arquivos do Gnome ou KDE.

Para iniciar o banco de dados manualmente você pode digitar o comando:

sudo /etc/init.d/oracle-xe start

Para ativar o listener utilize o comando:  

lsnrctl start

Para parar o banco de dados manualmente você pode digitar como root o comando

sudo /etc/init.d/oracle-xe stop

Para obter mais informações de configuração do Oracle XE, você também poderá consultar o guia de instalação da Oracle.

Até a próxima.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vídeo VirtualBox